A capital francesa tem 58 bibliotecas municipais e algumas delas contam com um acervo de prestígio, que quase sempre vem com uma decoração à altura (vale a pena conferir!!!). Na maior parte delas o acesso é livre e gratuito. Certamente você encontrará um canto agradável e tranquilo para sua leitura ou sua revisão...
*Médiathèque Marguerite Duras
A preferida dos parisienses... Esta mediateca, que foi inaugurada em junho de 2010, é a mais frequentada da capital francesa. Com quase 140.000 documentos disponíveis, essa mediateca tem outros atributos, além do acervo, como uma vista panorâmica para o leste de Paris!
O acesso é gratuito e o empréstimo de documentos impressos também é gratuito, mas é preciso fazer uma carteira de adesão. Para o emprétimo do acervo em CD/DVD é preciso pagar uma taxa de 61 euros por ano.
115, rue de Bagnolet
Metrô: Porte de Bagnolet ou GambettaAberta terças e quintas de 13h às 19h ; quartas e sextas de 10h às 18h e domingos de 13h às 18h.
*Bibliothèque du Centre Pompidou (Bibliothèque public d’information – Bpi)
A missão fundamental desta biblioteca é de democratizar o acesso à leitura… Seus espaços de leitura e de trabalho são abertos a todos e um grande número de obras e de impressos podem ser consultados no local. Você encontrará jornais do mundo inteiro e um grande acervo em multimídia – a biblioteca tem uma coleção de filmes documentários. Vale também pelo ambiente jovem e cultural... Exposições e debates são frequentes e de acesso livre.
Centre Pompidou
Place Georges Pompidou (lado oposto da entrada principal)
Metrô Rambuteau, Hôtel de Ville, Châtelet
RER Châtelet - Les Halles
RER Châtelet - Les Halles
Aberta : segundas, quartas, quintas e sextas, de 12h às 22h ;
Sábados, domingos e feriados, de 11h às 22h (fechada no 1° de maio)
*Bibliothèque La Villette (Cité des Sciences & de l'Industrie)
Biblioteca-mediateca de estrutura moderna. São 250.000 documentos nos diversos campos científico e tecnológico. Oferece bastantes lugares para estudo individual ou em grupo, com acesso gratuito. Para o empréstimo de livros e DVD é cobrada uma taxa anual.
Cité des Sciences et de l'Industrie
30, av. Corentin-Cariou 75019 Paris
Metrô Porte de la Villette
Aberta: terças de 12h às 19h45; de quarta a domingo de 12h às 18h45.
Alguns endereços de bibliotecas especializadas:
*Bibliothèque des littératures policières (BiLiPo)
Biblioteca única na Europa... O acesso é gratuito. O acervo conta com 70.000 obras. Para os apaixonados pelo estilo policial, um prato em cheio!!!
48-50, rue du Cardinal Lemoine
Metrô Cardinal Lemoine
Aberta de terça a sexta, de 14h às 18h e sábados, de 10h às 17h.
*Bibliothèque Martial Lapeyre
Para os fãs de Napoléon, esta biblioteca é especializada no Premier et Seconde Empire... mas apesar de ser tão específica, esta biblioteca vale pelo local elegante! Situa-se num dos quartiers mais chiques da capital francesa. Acesso gratuito.
148, bd. Haussmann
Metrô Miromesnil
Aberta de segunda a quarta de 13h às 18h e quintas de 10h às 15h.
*Bibliothèque François Truffaut
Biblioteca para os cinéfilos : acervo especializado em documentos sobre cinema, televisão e vídeo... Conta com livros, DVDs e CDs de trilhas de filmes.
Forum des Halles
4, rue du Cinéma
Metrô Les Halles
Aberta de terça a domingo de 12h às 19h.
Para os amantes de arquitetura e bibliotecas, endereços de bibliotecas históricas imperdíveis:
*Bibliothèque Sainte-GenevièveEssa biblioteca é muito concorrida... A espera para entrar pode ser longa – de até meia hora na fila! É preciso fazer uma carteira de adesão para entrar – gratuita, com apresentação de identidade.
Vale a pena pela decoração : uma voûte imponente, mesas em madeira e pequenos abajours verdes... você se sente realmente um estudante parisiense! Aberta ao público desde o século XVIII, o prédio da biblioteca faz parte dos monumentos históricos! O acervo conta com mais de 25.000 livros e 16.000 revistas.
Outro fator a favor desta biblioteca é que o público é bastante jovem, sendo um ponto de encontro dos universitários parisienses (concorrida também por este motivo!!!)
10, place du Panthéon
RER Luxembourg ou Metrô Maubert-MutualitéAberta de segunda à sábado de 10h às 22h.
*Bibliothèque interuniversitaire de médicine
12, rue de l’Ecole de médicine
1, rue du Figuier
Biblioteca situada na Maison de Victor Hugo - um museu instalado no apartamento do escritor, place des Vosges. Especializada na vida e obra do autor dos Miseráveis, esta biblioteca conta com 11.000 obras, das quais alguns exemplares raros, autografados pelo autor.
6, place des Vosges
Metrô: Chemin VertAberta de segunda a sexta de 10h às 12h30 e de 14h às 17h30.
Não poderia deixar de ser citada a Biblioteca Nacional... projeto do governo de Mitterand, os prédios da biblioteca são em forma de 4 grandes livros abertos. Situada no quai François Mauriac entre Bercy e Tolbiac... No centro da construção existe um jardim de 12.000m2, com pinheiros da floresta de Bord, na Normandia. Vale pelo local!
11, quai François Mauriac
Metrô: linha 6 Quai de la gare; linha 14 et RER C Bibliothèque François Mitterand
Aberta às segundas de 14h às 19h ; de terça a sábado de 9h às 19h e domingos de 13h às 19h.Metrô: linha 6 Quai de la gare; linha 14 et RER C Bibliothèque François Mitterand
Tarifas: 1 dia 3,50 euros / carta anual: 38 euros (cheia) e 20 euros (redução)
Eventos culturais:
www.paris-bibliotheques.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário