quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bois de Boulogne : Jardin de Bagatelle


Bagatelle é um passeio romântico, no Bois de Boulogne… Castelo, pagode chinês e um jardim esplendoroso… um passeio imperdível…

O jardim é o resultado de uma aposta entre Marie-Antoinette e seu cunhado, o Comte d'Artois, futuro rei Charles X, dono do terreno, em 1775. Eles apostaram a « bagatela » de 100.000 livras na possibilidade de se construir um castelo e um jardim em dois meses. Promessa cumprida para a construção do castelo de Bagatelle, que levou apenas 64 dias para ser projetado e construído! O jardim levou um pouco mais de tempo, mas seu esplendor compensa o « atraso »... O arquiteto François-Joseph Bélanger desenhou o projeto do castelo e do jardim em dois dias e foi ajudado pelo paisagista Thomas Blaikie para a realização do parque, que deu um toque pessoal, em estilo inglês e chinês para o jardim. A obra foi realizada por 900 operários. 


No começo do século XIX, Jean-Claude-Nicolas Forestier, conservador dos parques e jardins da cidade de Paris, responsável pelo projeto do Champ-de-Mars, instalou as famosas roseiras de Bagatelle… Este amigo de Monet se inspirou nos impressionistas par criar suas roseiras, agrupadas por espécies. O efeito visual é maravilhoso! São 10.000 roseiras, de 1.200 variedades. Mas o parque também possui outras espécies de plantas, compondo uma bela paisagem ao longo de todo o ano…



Metrô : Porte Maillot + ônibus 244
Metrô : Pont de Neuilly + ônibus 43

O restaurante gastronômico « Les Jardins de Bagatelle » funciona num prédio construído em 1835, guardando todo o charme do local…

Les Jardins de Bagatelle
42 route de Sèvres à Neuilly 75016 Paris
01 40 67 98 29




Neste link, você pode baixar o mapa do Bois de Boulogne em pdf (clicar em “téléchargez le plan en format pdf”):


Visite nosso site www.parisemfoco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário